top of page
CATITU-TRANSPARENTE-LEVE.png
RCA.png

A Rede de Cooperação Amazônica - RCA

​

A Rede de Cooperação Amazônica congrega 13 importantes organizações indígenas e indigenistas em atuação na Amazônica brasileira, sendo 9 indígenas e 4 indigenistas. Tem como missão a promoção da articulação e do protagonismo político dessas organizações em torno de temas estratégicos voltados para a sustentabilidade e governanças locais nas terras indígenas; reconhecimento público do papel fundamental que os povos indígenas desempenham na conservação das florestas; fortalecimento das organizações indígenas e indigenistas na defesa dos interesses e direitos indígenas e aprimoramento das políticas públicas indigenistas e ambientalistas.

​

A RCA articula organizações que mantêm fortes afinidades políticas, temáticas e metodológicas em seus trabalhos junto a diferentes povos indígenas na Amazônia brasileira, realizando atividades de intercâmbios, seminários, produção de conhecimento e monitoramento de políticas públicas, com destaque, nos últimos anos, para trabalhos voltados à gestão territorial, mudanças climáticas, consulta prévia, livre e informada, e defesa dos direitos indígenas no cenário nacional e internacional.

​

Juntas, essas organizações representam mais de 86 povos indígenas que vivem no bioma da Amazônia e no seu entorno, especialmente nos corredores formados pelas terras indígenas nas regiões do Acre e Javari (AM); Rio Negro e Roraima; Bacia do Xingu (MT); Amapá e Norte do Pará e Complexo Timbira (MA-TO). 

Enquanto rede de articulação, a RCA desenvolve atividades que direta e indiretamente atingem mais de 136 mil índios, de ambos os sexos e todas as faixas etárias, habitantes de  93 terras indígenas na região amazônica abrangidas pela ação das organizações que a integram, num  território que abrange cerca de 47 milhões de hectares de floresta.

​

Atuar para o reconhecimento do papel que desempenham hoje os povos indígenas, seus modos de vida e sua relação com a manutenção das florestas e o uso dos recursos naturais nelas existentes e no enfrentamento às mudanças climáticas é um dos eixos de trabalho da RCA, que também acompanha as discussões e os compromissos assumidos pelo governo brasileiro no âmbito dos acordos globais sobre clima.

​

Organizações que compõem a RCA:

O Instituto Catitu - Aldeia em Cena

A missão do Instituto Catitu é contribuir com o fortalecimento das culturas indígenas e a defesa de seus direitos por meio do uso de novas tecnologias como ferramentas para expressar, transmitir e compartilhar conhecimentos.

​

O Instituto Catitu busca estimular o protagonismo indígena enfatizando o papel essencial de seus conhecimentos, práticas e visões de mundo por meio de projetos de formação multimídia, da produção de filmes, da criação de centros de documentação digital nas aldeias e de intercâmbios.

​

Das oficinas de formação audiovisual e multimídia promovidas pelo Instituto Catitu, surgem os filmes dos novos cineastas e fotógrafos indígenas. Mulheres e homens que, de suas aldeias, contam histórias a partir do próprio olhar.

​

O Instituto Catitu propõe capacitar mulheres indígenas da Amazônia brasileira no uso de ferramentas contemporâneas de produção cultural, como o vídeo e a fotografia, para a valorização dos saberes femininos e o fortalecimento de seu protagonismo.

bottom of page